sexta-feira, 16 de maio de 2008

Água 1

Pessoal, atenção para a água! Vou postar alguns artigos falando sobre essa bebida refrescante, energizante e purificadora!!!



Bjos e abraços!
Leonardo ;-)
Tel (12) 9 8842-3694
Herbalife São José dos Campos


Fatores que influenciam as necessidades de água

Você pode precisar modificar a ingestão total de líquidos recomendada dependendo de vários fatores, que incluem quão ativo você é, o clima, estado de saúde, e se você está grávida ou amamentando.


Exercício.

Se você faz exercícios físicos ou qualquer atividade que o faça suar, você vai precisar de mais água para compensar a perda de líquido. Beba 2 copos de água duas horas antes de uma prova de resistência, como, maratona ou meia-maratona. 1 ou 2 copos é a quantidade adequada para exercícios mais leves. Durante a atividade, beba água a intervalos regulares, e continue bebendo depois que terminar. Em exercícios intensos, como maratonas, seu corpo também perde sódio, e você pode precisar de uma bebida especial para atletas que contenha sódio, em vez de apenas água.


Ambiente.

Você precisa de mais água em climas quentes e úmidos para ajudar a baixar a temperatura do corpo e repor o fluido perdido na transpiração. Você também vai precisar de mais água em climas frios usa roupas impermeáveis. O ar aquecido por sistema de calefação faz com que sua pele perca a umidade natural, aumentando a necessidade de ingestão de líquidos. Altitudes maiores que 2.500 metros também podem afetar a quantidade de água que seu corpo precisa. Nessas altitudes você urina mais e respira mais rápido, utilizando mais suas reservas de fluido.



Doenças ou condições de saúde.

Alguns sinais e sintomas de doenças, como febre, vômitos e diarréia, fazem com que seu corpo perca líquido. Para repor esses fluidos, beba mais água ou soluções de reidratação, como Gatorade. Quando a água não pode ser reposta oralmente, soluções intravenosas de soro e eletrólitos podem ser necessárias. O consumo maior de água é sempre aconselhado para quem tem pedras nos rins. Por outro lado, você pode precisar limitar a ingestão de líquidos se apresenta certas condições que prejudicam a excreção de água – falência de coração e algumas doenças de rins, fígado, tireóide e adrenal.


Grávida ou amamentando.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação precisam de mais água para ficar hidratadas e repor os fluidos perdidos. A recomendação é que mulheres grávidas tomem 2.3 litros (cerca de 10 copos) de líquidos por dia e as que estão amamentando consumam 3.1 litros (cerca de 13 copos).




As muitas fontes de água.Você não precisa beber só água para satisfazer suas necessidades de líquido. Sua dieta, incluindo as bebidas, pode fornecer uma grande parte do que você precisa. Na média, a dieta sólida de um adulto fornece 20% da ingestão total de água. Os 80% restantes vêm de bebidas de todos os tipos.
Frutas e vegetais – além de serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibra – contém muita água. Por exemplo, laranjas são 87% água, e pepinos 95% . Leite, sucos e outras bebidas também contém grande quantidade de água. Já as frutas secas, nozes, produtos a base de grãos e pães geralmente têm menos água.
Álcool – como cerveja e vinho – e bebidas com cafeína – como café, chá e refrigerantes – podem contribuir para sua ingestão total de líquidos. Mas sua melhor escolha ainda é água. Ela não tem calorias, é barata, e você encontra em qualquer lugar.


Não confie sempre na sede (muito interessante! Ass.: Leonardo)Se você é saudável e não tem nenhum problema de desidratação, você geralmente pode usar a sede como um indicador de quando beber água. Mas a sede não é sempre uma medida adequada das necessidades de reposição de líquido do seu corpo. Conforme você envelhece, sua capacidade de perceber a sede se perde. E durante exercícios intensos, reservas importantes de líquidos podem ser perdidas antes de você sentir sede. Então, certifique-se de estar bem hidratado, antes, durante e depois dos exercícios.
Aumento de sede e urina, em volume e freqüência, podem ser sinais e sintomas de diabetes. Com a diabetes, o excesso de sangue (glicose) no seu corpo tira água dos tecidos fazendo com que se sinta desidratado. Para matar a sede, você bebe muita água e outras bebidas que fazem urinar ainda mais. Se você notar aumentos inexplicáveis na sede e urina, consulte seu médico. Isso não significa necessariamente que você tenha diabetes. Pode ser alguma outra coisa. Muitas pessoas consomem muita água e urinam bastante, mas não têm doença alguma.


Fique hidratado!
Faça um esforço consciente para se manter hidratado e fazer da água sua melhor escolha. Dicas para os adultos saudáveis:
Beba um copo de água a cada refeição e entre elas.
Ao invés de fazer pausa para o café ou chá, faça pausa para água.

Substitua as bebidas alcoólicas por água com gás em festas.
Se você bebe água de uma garrafa, limpe-a constantemente e reponha a água freqüentemente. Toda vez que você beber, bactérias da sua boca contaminarão a água da garrafa. Se você usa a mesma garrafa sempre, certifique-se que essa garrafa pode ser reutilizável. Para mantê-la limpa, lave a garrafa com água quente e sabão antes de encher novamente.


Embora seja incomum, é possível beber água demais. Beber água em grandes quantidades pode oprimir a habilidade de seus rins de se livrar da água. Isso leva a hiponatremia, uma condição em que o excesso de água dilui o sódio do sangue. Pessoas mais velhas, que têm certas doenças como falência congestiva do coração e cirrose, ou que estão tomando certos diuréticos, tem maior risco de hiponatremia.

Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br extraído do site www.lincx.com.br/.../necessidade_agua.asp

Nenhum comentário: